quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Música

A música é uma arte presente na vida de muitas pessoas. Desde a Antiguidade até os dias atuais ela se manifesta em diferentes situações, com grandes representações e significados.

É muito comum lembrarmos de algum lugar, de algum período que vivemos ou de alguma pessoa ao ouvir uma música. Ela marca certos momentos que passam a ser eternos.

A música se revela nos mais variados ritmos, sendo capaz de agradar a quase todos os estilos de pessoas, do popular ao clássico. No Brasil existem muitos tipos de músicas, que são atribuídas constantemente à região geográfica que pertencem, se associando às danças e à cultura em geral.

Nos últimos anos vêm ocorrendo um fenômeno chamado por pesquisadores de explosão gospel, e mais uma vez a música aparece carregada de expressões e sentidos, trazendo uma mensagem de “boas novas”. No Brasil, o ritmo gospel tem grande influência norteamericana, e as igrejas, sobretudo as evangélicas, adotaram esse ritmo nas celebrações. Inspirados na Palavra de Deus, que é a Bíblia, inúmeros compositores produzem as mais belas canções, consideradas verdadeiras poesias, para louvar a Jesus Cristo.

A questão é: Eu, enquanto cristão, estou errado em gostar de escutar outro tipo de música que não seja a música gospel?

Confira o resultado e os comentários!

3 comentários:

  1. existe a diferença de ouvir e curtir.. um exemplo eu gosto de rock e tals ..baixar um cd na net de uma banda secular de boa eu acho q o errado e adorar uma banda sendo secular ou gospel, um exemplo pagar 20,00R$ pra ir a um show secular .. curtir, pular cantar junto ..nem rola ne um crente q deixou as coisas do mundo pra traz fikar voltando ao ''egito''... e o pior q quando e show gospel chora e acha caro paga 5,00 pila no ingresso.

    ResponderExcluir
  2. Jesus Cristo ensinou por parábolas para que o povo pudesse entender, Tiago com grande sabedoria deixou algo escrito de suma importância para nós nos momentos de dúvida:

    "De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar [simultaneamente] do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Minhas irmãs e meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce" Tg 3.10-12

    Tudo aquilo que NÃO edifica não tem necessidade de ser feito...
    Entendo que cantar músicas que não são louvores a Deus... curtir... dançar... isso não edifica...
    Quando vivemos uma vida cristã, vivemos de forma que agrade a Deus...
    é impossível não ouvir... pois no trabalho, na faculdade.. em diversos lugares as músicas estão ai o tempo todo...
    mas existem tantas músicas que são santas... feitas para adorar a Deus... pq perdermos tempo cantando e ouvindo outras que não adoram a Deus???

    Edifiquemos nossa vida com aquilo que provém do Senhor...

    (que possamos curtir, dançar, cantar músicas de louvores a Deus... Valorizar os cantores que utilizam seu ministério nessa área... mas nunca idolatrarmos estes... )

    ResponderExcluir
  3. É hipocresia dizer que é um cristão evangélico e não ouvir musica secular. Existem cantores gospel que usam até ritmos e melodias de tais musicas. Devemos assumir sim o que somos, mas não sermos hipocritas de dizer absurdos e ainda citar versiculos que na realidade usa-se para muitas ocasiões e cirncunstâncias. Alguem ja imaginou um filme sem trilha sonora??? imagino que muitos evangélicos ja forma num cinema e até choraram em algumas cenas ou o filme todo por causa da música, ou não?? a marcha nupcial é outro exemplo, quantos cristãos ja se casaram ao som dela, alguem sabe a história dela???Então...devemos nos preocupar com o que falamos, pensamos e julgamos sem ter noção e discernimento de fatos. A musica é algo que ficará eternamente em forma de louvor a Deus, e o fato de ouvir algo que "não edifica", não nos torna menos crentes em Cristo Jesus. Vamos nos edificar sim, mas sem "falsa alienação" e demagogia. Deus abençoe a todos de forma sobrenatural!

    ResponderExcluir